quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dicas sobre redação para vestibulares


Revisão: Todos os pontos que uma redação no vestibular deve ter
17/11/2011
Não adianta ignorar a redação no vestibular. É quase impossível ser aprovado em um curso concorrido sem uma boa redação.

A redação no vestibular é considerada por muitos um pesadelo. Cada vez mais o jovem tem dificuldade de escrever um texto adequado e tende a deixar a redação de lado. No entanto, ela é o diferencial. Não adianta estudar o ano inteiro e ir mal na redação. As chances de isso comprometer sua prova são grandes.
 
Por isso, a Universia Brasil, maior rede iberoamericana de integração universitária presente em 23 países, preparou o Especial Redação nos Vestibulares explicando como fazer uma redação que te diferencie dentre os demais candidatos.
 
 
Redação no vestibular: Estilo formal e informal da língua
17/11/2011
Na língua escrita e falada, estes gêneros podem se confundir, não cometa este erro em sua redação.

 
A língua portuguesa, assim como qualquer outra língua, tem variações na hora de se expressar. Há situações em que fala-se e escreve-se formal e informalmente. Uma redação adequada aos padrões que serão levados em conta pelo corretor estará sempre na norma culta.
 
Em geral, o aluno erra por não se adequar ao padrão da redação, que é na forma escrita e formal. Um e-mail, por exemplo, é escrito na forma escrita, obviamente, e informal. "Na maioria das vezes, o aluno faz essa distinção naturalmente, mas o problema é quando ele escreve achando que está sendo formal e não está", esclarece o doutor em letras e professor de redação da Faculdade Cásper Líbero Welington Andrade.
 
Ou seja, o registro, seleção linguística a certo ouvinte e finalidade, é algo que deve ser levado em conta sempre pelo candidato. No entanto, e com certeza muitos de vocês devem concordar, está cada vez mais difícil para o jovem escrever formalmente. Mas por quê?

Por que é tão difícil fazer uma boa redação no vestibular?
17/11/2011
Entender as dificuldades de uma matéria é o primeiro passo para superá-las. Com a redação, não é diferente.
 
Segundo o doutor em letras e professor de redação da Faculdade Cásper Líbero Welington Andrade "escrever bem é difícil porque os estudantes não estão acostumados com o registro formal da língua." Ou seja, em geral, o que o jovem lê e escuta não está no padrão em que as redações devem estar.
 
"Os meios de comunicação em massa contribuem para isso. Provavelmente, o que os jovens mais leem está na internet e muito deste conteúdo está no registro informal. Como pode um jovem que só está acostumado com este tipo de linguagem escrever diferente?"
 
Não é que a internet seja vilã. Ela, assim como a televisão, rádio e outros meios de comunicação reflete a sociedade em que estamos. É necessário que o estudante "nade contra a maré" às vezes e procure textos mais formais. "Você escreve o que lê. Se você lê mal, escreve mal e vice-versa", finaliza Andrade.
 
 
Redação no vestibular: palavras e ideias-chave
17/11/2011
Definir o que é mais importante em seu texto, assim como no dos outros, é essencial para uma boa redação.
 
Ninguém chega à escrita sem ter passado pela leitura. Normalmente, as redações têm um texto no qual o aluno deve se basear. Ao terminar de ler este(s) texto(s) base(s), deve-se tirar as palavras e ideias-chave dele(s).
 
Numa primeira leitura, é normal ter uma noção vaga do que o texto quis dizer. É aconselhável, portanto, relê-lo buscando o que é mais relevante. Qual é a palavra mais importante do texto? O que ele defende?
 
Uma vez que estas questões foram respondidas, você pode pensar na sua redação agora. Baseado no que eu li em minha vida inteira, no que eu acabei de ler no enunciado e nos meus outros conhecimentos, quais serão as ideias e palavras-chaves do meu texto?
 
É importante pensar nas partes menores da sua redação também. Além de estabelecer do que o texto vai falar, deve-se pensar qual é a ideia-chave do parágrafo e até da frase a ser escrita. Cada parágrafo deve destrinchar o tema a fim de que tudo faça sentido.
 
Redação no vestibular: coesão e coerência
17/11/2011
Erros de coesão e coerência são os deslizes mais comuns nas redações.
 
De acordo com o doutor em letras e professor de redação da Faculdade Cásper Líbero Welington Andrade, "o que mais tira ponto de nas redações são erros de coerência e coesão". Mas, afinal, o que querem dizer estas duas palavras?
 
Coesão é a harmonia entre elementos de um texto. Ou seja, tem-se coesão quando uma história está bem interligada. Deve-se pensar que um texto é uma colcha de retalhos. Uma ideia liga a outra. Não podemos simplesmente aglutinar informações.
 
"O erro de coesão tem muito a ver com aquela história do formal e informal. Em geral, os textos aos que o jovem tem acesso são uma enxurrada de informação sem conexão entre os fatos", esclarece o professor.
 
Um erro de coesão seria a má utilização de conectivos numa frase. Por exemplo, "eu não gosto de banana porque gosto de morango". Neste caso, houve erro de preposição, já que "porque" deveria ser trocado por "mas". Este deslize prejudicou a coesão do texto, já que as ideias estão mal interligadas.
 
Enquanto a coesão se trata da ligação, a coerência trata das ideias em si. Um texto é coerente quando faz sentido. Não se pode dizer "o desarmamento da população pode contribuir para a diminuição da violência no país. Além disso, o desemprego tem aumentado substancialmente". Está claro que as duas ideias não batem.
 
Por isso, um texto pode estar coeso, porém incoerente. Ou seja, você pode estar utilizando bem os conectivos entre frases e parágrafos, porém estar afirmando algo sem sentido. Fique atento, portanto, à ideia-chave da sua redação. E para interligar bem seu texto, utilize bem os elementos coesivos.
 
Especial : Redação
 

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