Revisão:
Todos os pontos que uma redação no vestibular deve ter
17/11/2011
Não
adianta ignorar a redação no vestibular. É quase impossível ser
aprovado em um curso concorrido sem uma boa redação.
A
redação
no vestibular
é considerada por muitos um pesadelo. Cada vez mais o jovem tem
dificuldade
de escrever um texto
adequado e tende a deixar a redação de lado. No entanto, ela é o
diferencial. Não adianta estudar o ano inteiro e ir mal na redação.
As chances de isso comprometer sua prova são grandes.
Por
isso, a Universia
Brasil,
maior rede iberoamericana de integração universitária presente em
23 países, preparou o Especial
Redação nos Vestibulares
explicando como fazer uma redação que te diferencie dentre os
demais candidatos.
Redação
no vestibular: Estilo formal e informal da língua
17/11/2011
Na
língua escrita e falada, estes gêneros podem se confundir, não
cometa este erro em sua redação.
A
língua
portuguesa,
assim como qualquer outra língua, tem variações na hora de se
expressar. Há situações em que fala-se e escreve-se formal e
informalmente. Uma redação
adequada
aos padrões que serão levados em conta pelo corretor estará sempre
na norma culta.
Em
geral, o aluno erra por não se adequar ao padrão da redação, que
é na forma escrita e formal. Um e-mail, por exemplo, é escrito na
forma escrita, obviamente, e informal. "Na maioria das vezes, o
aluno faz essa distinção naturalmente, mas o problema é quando ele
escreve achando que está sendo formal e não está", esclarece
o doutor em letras e professor de redação da Faculdade
Cásper Líbero
Welington
Andrade.
Ou
seja, o registro, seleção linguística a certo ouvinte e
finalidade, é algo que deve ser levado em conta sempre pelo
candidato. No entanto, e com certeza muitos de vocês devem
concordar, está cada vez mais difícil para o jovem escrever
formalmente. Mas por quê?
Por
que é tão difícil fazer uma boa redação no vestibular?
17/11/2011
Entender
as dificuldades de uma matéria é o primeiro passo para superá-las.
Com a redação, não é diferente.
Segundo
o doutor em letras e professor de redação da Faculdade
Cásper Líbero
Welington
Andrade
"escrever bem é difícil porque os estudantes não estão
acostumados com o registro formal da língua." Ou seja, em
geral, o que o jovem lê e escuta não está no padrão em que as
redações
devem estar.
"Os
meios de comunicação em massa contribuem para isso. Provavelmente,
o que os jovens mais leem está na internet e muito deste conteúdo
está no registro informal. Como pode um jovem que só está
acostumado com este tipo de linguagem escrever diferente?"
Não
é que a internet seja vilã. Ela, assim como a televisão, rádio e
outros meios de comunicação reflete a sociedade em que estamos. É
necessário que o estudante "nade contra a maré" às vezes
e procure textos mais formais. "Você escreve o que lê. Se você
lê mal, escreve mal e vice-versa", finaliza Andrade.
Redação
no vestibular: palavras e ideias-chave
17/11/2011
Definir
o que é mais importante em seu texto, assim como no dos outros, é
essencial para uma boa redação.
Ninguém
chega à escrita sem ter passado pela leitura.
Normalmente, as redações
têm
um texto no qual o aluno deve se basear. Ao terminar de ler este(s)
texto(s) base(s), deve-se tirar as palavras
e ideias-chave
dele(s).
Numa
primeira leitura, é normal ter uma noção vaga do que o texto quis
dizer. É aconselhável, portanto, relê-lo buscando o que é mais
relevante. Qual é a palavra mais importante do texto? O que ele
defende?
Uma
vez que estas questões foram respondidas, você pode pensar na sua
redação agora. Baseado no que eu li em minha vida inteira, no que
eu acabei de ler no enunciado e nos meus outros conhecimentos, quais
serão as ideias e palavras-chaves do meu texto?
É
importante pensar nas partes menores da sua redação também. Além
de estabelecer do que o texto vai falar, deve-se pensar qual é a
ideia-chave do parágrafo e até da frase a ser escrita. Cada
parágrafo deve destrinchar o tema a fim de que tudo faça sentido.
Redação
no vestibular: coesão e coerência
17/11/2011
Erros
de coesão e coerência são os deslizes mais comuns nas redações.
De
acordo com o doutor em letras e professor de redação da Faculdade
Cásper Líbero
Welington
Andrade,
"o que mais tira ponto de nas redações
são erros
de coerência e coesão".
Mas, afinal, o que querem dizer estas duas palavras?
Coesão
é a harmonia entre elementos de um texto.
Ou seja, tem-se coesão quando uma história está bem interligada.
Deve-se pensar que um texto é uma colcha de retalhos. Uma ideia liga
a outra. Não podemos simplesmente aglutinar informações.
"O
erro de coesão tem muito a ver com aquela história do formal e
informal. Em geral, os textos aos que o jovem tem acesso são uma
enxurrada de informação sem conexão entre os fatos",
esclarece o professor.
Um
erro de coesão seria a má utilização de conectivos numa frase.
Por exemplo, "eu não gosto de banana porque gosto de morango".
Neste caso, houve erro de preposição, já que "porque"
deveria ser trocado por "mas". Este deslize prejudicou a
coesão do texto, já que as ideias estão mal interligadas.
Enquanto
a coesão se trata da ligação, a coerência
trata das ideias em si.
Um texto é coerente quando faz sentido. Não se pode dizer "o
desarmamento da população pode contribuir para a diminuição da
violência no país. Além disso, o desemprego tem aumentado
substancialmente". Está claro que as duas ideias não batem.
Por
isso, um texto pode estar coeso, porém incoerente. Ou seja, você
pode estar utilizando bem os conectivos entre frases e parágrafos,
porém estar afirmando algo sem sentido. Fique atento, portanto, à
ideia-chave da sua redação. E para interligar bem seu texto,
utilize bem os elementos coesivos.
Especial
: Redação
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